Neste artigo será visto como vincular o seu site em WordPress com seu perfil ou página do Facebook, de forma que qualquer conteúdo postado no site seja automaticamente publicado no Facebook.

Veja algumas das vantagens da utilização desse método:

  1. Elimina a necessidade de copiar e colar o que foi produzido no site para divulgar no Facebook. Este processo é feito automaticamente pelo plugin;
  2. Seu site será sempre divulgado no Facebook, desde que você poste conteúdos regularmente.

Vamos direto ao assunto, automatizar tarefas! O primeiro passo é acessar seu painel de administração do WordPress, instalar e ativar o plugin Facebook Auto Publish. Veja a imagem a seguir:

facebook-auto-publish

Após a instalação, acesse o menu do seu novo plugin. No topo da página de configurações é exibido a mensagem abaixo:

nota-de-configuracao

Ela contém a orientação de como criar seu aplicativo de Facebook que fará a integração de seus posts. Clique no primeiro link da mensagem, você será direcionado à uma página semelhante a esta (caso não esteja conectado no Facebook, seŕa exibido que faça login):

adicionar-app

Clique no botão Adicionar um novo aplicativo. Surgirá uma tela semelhante a esta:

tipo-app

Selecione a opção Site. Na próxima tela, escolha um nome para seu aplicativo e clique no botão Criar Novo Número de identificação de Aplicativo do Facebook.

nome-do-app

Agora configure os dados de seu novo aplicativo. Escolha um nome para exibição, um e-mail para contato e uma categoria. (Recomendo escolher a categoria Aplicativos para Páginas). Clique no botão Crie um número de identificação do aplicativo

configura-app

Na próxima tela, preencha a URL do seu site. Clique em next. Agora clique em Skip quick start . Você verá uma tela semelhante à esta:

id-chave-secreta

Nela precisaremos do ID do Aplicativo e da Chave Secreta do Aplicativo. Volte ao seu site e configure estes dados no plugin dentro dos campos abaixo:

plugin-id-chave

Chegou a hora de configuras os detalhes da publicação. Abaixo explico cada uma delas:

Message format for posting: Aqui você monta sua publicação usando shortcodes disponíveis no select. Escreva o que quiser e insira os shortcodes de acordo com sua necessidade.

Posting method: Este é o método da postagem. Você pode escolher entre as opções disponíveis, entretanto recomendo deixar a opção padrão Share a link to your blog post.

Enable auto publish post to my Facebook account:  Habilita a publicação automática no Facebook, por padrão é Yes.

Depois de configurar estas opções, clique no botão Save.

Agora, em Basic Settings, caso sua publicação no Facebook apresente erros de caracteres acentuados, habilite esta opção: Enable utf-8 decoding before publishing.

Agora precisamos autorizar o aplicativo dentro do plugin, clicando neste botão:

autorizacao

Será exibida a tela de confirmação de autorização para publicação:

permissoes

Pronto! Agora seus posts serão publicados automaticamente no Facebook.