Desenvolver seu site em WordPress localmente pode agilizar o processo de desenvolvimento. Uma vez terminado o processo de desenvolvimento no localhost, o próximo passo é colocar seu site online. Neste artigo veremos como mover o WordPress do localhost para um servidor de hospedagem. Seguindo este artigo, você será capaz de migrar todo seu conteúdo (posts, páginas, imagens, etc), temas e plugins do seu servidor local para um site em produção.

Antes de começar, quero deixá-los ciente que vocês podem realizar esta tarefa através de plugins: BackupBuddy ou Duplicator. Neste artigo veremos como fazer isto manualmente, então você pode aprender o processo e executá-lo facilmente.

Preparativos

Antes de migrar seu site WordPress do seu localhost para um servidor online, você precisa ter duas coisas. Primeiro é o servidor local (localhost). Estamos levando em consideração que você possui uma instalação local do WordPress em sua máquina e que você possui total acesso à ela. Segundo, você precisa ter um servidor de hospedagem já contratado que suporte WordPress, para então migrar seu conteúdo.

Você precisará de um programa de FTP e saber o uso básico dele, então você poderá subir os arquivos de seu site.

Nota: Os screenshots usados neste artigo são de um servidor que possui suporte ao WordPress e possui o cPanel disponível.

Passo 1: Exportando o banco de dados local

A primeira coisa que precisamos fazer é exportar o banco de dados local. Usaremos o phpMyAdmin para esta tarefa. No servidor de exemplo a linguagem utilizada é o inglês, caso o seu esteja em português, basta seguir a lógica que você conseguirá. Acesse o endereço http://localhost/phpmyadmin/ e clique no banco de dados de seu WordPress. Em seguida, clique na aba Export na barra de menu superior.

export-tab-phpmyadmin

No Export Method escolha a opção custom, isto fornecerá mais opções para exportar sua base de dados. Selecione todas as tabelas para exportar e marque a opção gzipped para compressão. Vá ao final da página e clique no botão Go para fazer o download de seu banco de dados.

Passo 2: Enviando os arquivos para o servidor de hospedagem

Agora abra seu programa de FTP e conecte com seu servidor (em nosso artigo, estamos usando o FileZilla). Uma vez conectado, tenha certeza de subir os arquivos para o lugar certo. Caso seu site seja o único a ser instalado no servidor, e seu servidor possua um diretório chamado public_html é ali que seus arquivos devem ficar.

Agora selecione os arquivos no seu servidor local e envie ao servidor online.

uploadingwordpress

Passo 3: Criando o banco de dados MySql no servidor online

Enquanto seu programa de FTP envia os arquivos para o servidor, você pode aproveitar este tempo importando seu banco de dados para seu servidor online. A maioria dos servidores compatíveis com WordPress oferecem um cPanel para gerenciar sua conta, então veremos como criar um banco de dados no cPanel. Faça o log in no seu painel e clique no ícone MySQL databases que deve estar na seção databases.

createdatabasecpanel

Na próxima tela, crie o banco de dados inserindo o nome do seu novo banco.

createnewdb3

Depois de criado o banco, vá até a seção de usuários do MySql para criar ou adicionar um usuário ao banco de dados. Depois de criado o usuário e associado ao novo banco, o cPanel apresentará uma tela para definir os privilégios deste usuário com o novo banco ao qual ele foi associado. Adicione todos os privilégios disponíveis para este usuário.

newdbuser1

Passo 4: Importando o banco de dados no site online

O próximo passo no processo é importar o banco de dados do seu WordPress. Vá até o painel do cPanel, desça até a seção de banco de dados e clique em phpMyAdmin. Isto o levará ao phpMyAdmin onde você deve clicar no banco que criamos a pouco. O phpMyAdmin apresentará seu novo banco de dados sem nenhuma tabela. Clique na aba Import no menu do topo. Na tela de importação, clique em selecionar arquivo para buscar o arquivo que você baixou contendo o banco de dados que estava em localhost (passo 1). Por último, pressione o botão Go no final da página. Aguarde o phpMyadmin concluir a importação do banco.

importingdb2

Passo 5: Alterando a URL do site

Você precisa alterar a URL do site para colocar seu site no ar. No seu phpMyAdmin, procure a tabela the wp_options dentro de seu banco que foi importado no passo 4. Se você alterou o prefixo do seu banco, no lugar de wp_options você deve procurar por {novoprefixo}_options.

Clique no botão browse próximo à wp_options ou no link que você vê na sidebar para abrir a página com a lista de campos contidos na tabela wp_options. Veja o print abaixo:

wpoptionsbrowse

Na coluna options_name, procure por siteurl. Clique no ícone de editar que está localizado no começo da linha ou clique duas vezes no campo onde está a URL a ser alterada.

editsiteurlphpmyadmin

Após clicar no campo editar, o valor do campo será editável. Dentro do box option_value, você verá a URL contendo localhost. Com cuidado, insira o domínio completo de seu novo site, por exemplo: http://www.meunovosite.com

Clique fora do campo ou tecle enter para salvar a alteração.

Agora, faça o mesmo processo com o campo option_name: home. Atualize a URL do site da mesma forma que foi feito em siteurl.

Clique fora do campo ou tecle enter para salvar a alteração.

Passo 6: Colocando o site no ar

Agora que já importamos o banco de dados, e todo seu conteúdo já foi enviado ao novo servidor, é hora de configurar o WordPress. A esta altura, seu site deve exibir um erro de conexão com o banco de dados. Para corrigir isto, conecte ao servidor usando o programa de FTP e edite o arquivo wp-config.php. Altere os dados de conexão com o banco conforme ajustado no novo servidor (passo 3). Salve o arquivo e envie de volta ao servidor. Acesse seu site, ele deve estar funcional agora.

Entre no painel do WordPress, vá até Configurações » Geral. Clique em salvar. Isto garantirá que a URL do site foi corrigida e todas as partes do site.

Agora vá até Configurações » Permalink clique em salvar para ter certeza que todos os links de posts criados anteriormente estão trabalhando corretamente.

Passo 7: Corrigindo imagens e links quebrados após migração

Algumas vezes após migrar seu site de um domínio para outro ou mesmo de localhost para web. você pode se deparar com links quebrados e imagens perdidas. Você pode corrigir isto usando comandos diretos no phpMyAdmin ou com o plugin Velvet Blues WordPress plugin.

Para aqueles que querem fazer manualmente via SQL, aqui está uma consulta SQL simples que deve resolver o problema:

1 UPDATE wp_posts SET post_content = REPLACE(post_content, 'localhost', 'www.seunovosite.com/');

Ajuste o comando acima de acordo com sua necessidade e coloque sempre a URL completa. Agora vá ao phpMyAdmin, clique no seu banco de dados, clique na aba SQL do menu do topo. Insira a consulta que você criou acima e execute.

wpfiximageurls

Com isto, esperamos que seu site esteja online e rodando adequadamente agora. Verifique tudo em seu site para ter certeza de que nada ficou para trás ou não esteja funcionando. Caso tenha dificuldades ou dúvidas, fique à vontade para perguntar.

Até a próxima!