Adicionar paginação para seus posts, páginas ou categorias é algo muito importante. Para proporcionar uma melhor experiência de navegação à seus visitantes faz com que eles sejam assíduos. A facilidade de uso e organização é um bom diferencial para qualquer tipo de negócio. Se você ainda não sabe como utilizar o sistema de paginação do WordPress, este artigo é pra você.

A paginação é muito útil na listagem de categorias e posts. Ela possibilita a limitação do número de posts por página, o que é excelente para ter páginas mais curtas e não deixar cansativo a leitura. A maioria dos temas já vêm com a paginação implementada, mas existem também aqueles que deixam isso a desejar, ou simplesmente não faz parte da lógica do desenvolvedor. Paginação é algo que você deveria implementar direto no código, sem plugins. Isso garante um melhor desempenho do seu site e minimiza a chance brechas de segurança.

Como Adicionar Paginação Sem Plugin no WordPress

Se você tem noção do quanto uma paginação é importante, basta lembrar de quando uma busca é realizada. Se o seu site possui muito conteúdo, quando a busca é realizada, uma vasta lista de posts são retornados. Imagine que sua busca tenha retornado 50 resultados. O que é melhor: exibir 50 resultados numa única página ou dividir os 50 resultados em 5 páginas de 10 posts?

Para dar início ao nosso trabalho, precisaremos editar o arquivo ‘functions.php’ do seu tema e os modelos de página onde você quer exibir paginação: ‘search.php’, ‘category.php’ e ‘archive.php’ são alguns dos exemplos que podem precisar de paginação para exibir seus conteúdos. Todos esses arquivos citados ficam dentro da pasta inicial do seu tema. Utilize seu editor de código favorito para realizar as mudanças necessárias.

FUNCTIONS.PHP

O primeiro arquivo que precisamos implementar é o ‘functions.php’. Depois de arrumar os códigos neste arquivo, que influencia os demais do tema, a paginação tem condição de funcionar onde você quiser. Com o ‘functions.php’ pronto para edição, adicione o seguinte bloco de código:

function wordpress_pagination() {
            global $wp_query;
            $big = 999999999;
            echo paginate_links( array(
                  'base' => str_replace( $big, '%#%', esc_url( get_pagenum_link( $big ) ) ),
                  'format' => '?paged=%#%',
                  'current' => max( 1, get_query_var('paged') ),
                  'total' => $wp_query->max_num_pages
            ) );
      }

Agora que você já declarou e implementou a função para a paginação, é preciso colocá-la nas páginas onde você quer que os resultados sejam paginados (normalmente ‘page.php’, ‘single.php’, ‘arquive.php’). Abra o arquivo e adicione a seguinte linha de código:

<?php wordpress_pagination(); ?>

Neste exemplo foi utilizado a função paginate_links( ) que é fornecida pelo WordPress. Consulte a documentação para mais informações no link da função. Se for necessário uma paginação mais customizada, é essencial que você estude sobre wp_query. Você também pode aplicar regras CSS para adequar à sua necessidade. Depois de conhecer melhor os atributos possíveis da paginação WordPress, você perceberá que pode definir o número de posts por página (posts_per_page) e até criar paginações diferentes para cada tipo de post que você precisa listar.

Para estudar WordPress e aprimorar melhor os seus conhecimentos sobre a plataforma, é muito importante ter o Codex como o seu primeiro referencial para consultas. Desenvolver com WordPress quer dizer que você tem em mãos um mundo de possibilidades para fazer o que quiser. Estudando mais a cada dia, você será capaz de fazer coisas como, personalizar páginas e posts até a criar seus próprios temas, plugins e widgets. Sabemos que no começo os estudos sempre são mais difíceis e que dúvidas surgirão. Então, se precisar de algum auxílio não deixe de fazer contato.

Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais, se lhe foi útil de alguma maneira deixe seu comentário, dúvida ou até mesmo sua experiência adicionando o código.

Posts relacionados

  • Wellington Almeida

    kibado !!!!