Dando continuidade a nossa série “Firebase Básico”, veremos o que é um BasS. A primeira coisa que precisamos compreender é que BasS (Backend as a Service), nos fornece um backend completo para nossa aplicação. A princípio, é algo diferenciado que nos dá muitas opções e nos mantém focados em nossa aplicação mas no frontend.

Para quem já é desenvolvedor de frontend, o BasS soluciona o grande problema de depender de ferramentas complexas e linguagens de programação para trabalhar um backend de sua aplicação ou site. Utilizando um BasS podemos nos concentrar em nossas regras de negócio, usabilidade do sistema e experiência do usuário.

Como qualquer coisa disponibilizada como serviço, existe um custo para utilização. No caso do Firebase não é diferente, mas calma! Temos uma opção gratuita que atende bem a pequenos projetos e te ajuda a crescer, e claro, quando sua aplicação estiver madura o suficiente para suportar grande volume de dados e usuários, você já terá uma grana para fomentar seu projeto.

Dentre as facilidades que o BasS oferece, temos a abstração da camada de segurança de nossa aplicação e sua infraestrutura. A gestão de usuários, perfis e acesso controlado dentro da aplicação é gerenciada do lado do BasS, você só precisa se preocupar em definir estas regras. A infraestrutura contempla hosting, storage, user control, dominio e muito mais.

Cada fornecedor de serviço BasS possui seus pacotes de recursos, porém em nossa série nos focaremos somente no serviço fornecido pela Google (Firebase). Um recurso que acredito ser o grande diferencial do Firebase é o serviço de autenticação, onde você pode facilmente integrar sua aplicação com login do Google, Facebook, e-mail, Github ou outro customizado.

A seguir: O que é o Firebase?