Graças à facilidade de implementação e uso do WordPress, qualquer pessoa com uma idéia e tempo de sobra pode desenvolver site em WordPress e começar um negócio. Na verdade, muitas pessoas já estão fazendo isso.

Se você está disposto a trabalhar em tempo integral, se aplicar nesta empreitada, dominar o WordPress está ao seu alcance. Disponha de seu tempo livre para aprender e verá que dominar WordPress é mais fácil do que você pode imaginar.

Esta série oferece um guia passo a passo para usuários que querem se aprofundar um pouco mais com o WordPress ao longo de sete dias.

Este guia faz algumas suposições:

  • Você já usou Wordpress alguma vez e possui o sistema instalado (obviamente!).
  • Você tem pelo menos duas a três horas por dia para aprender WordPress.
  • Você está familiarizado com HTML, CSS e algo de PHP

Segunda-feira

WordPress Codex

Se você acha que o Codex é apenas para principiantes, pense novamente. O Codex é, essencialmente, a bíblia do WordPress e contém praticamente tudo o que você precisa saber sobre o WordPress.

Toda vez que eu uso o Codex para olhar rapidamente alguma coisa, eu sempre acabo encontrando mais do que eu tinha previsto e aprendo algo novo. Toda vez.

Sim, muitos dos artigos são secos e enciclopédicos, mas há informações sobre tudo, desde trabalhar com temas, escrever plugins e contribuir para o desenvolvimento do Core.

Se você é um aprendiz visual, recorra ao Youtube, lá você encontra muito material de qualidade em várias línguas, inclusive em português. É fácil procurar vídeos sobre qualquer assunto e aprender com os desenvolvedores mais conhecidos, tais como Andrew Nacin (desenvolvedor do core) e Mark Jaquith (também um desenvolvedor do core). Claro que o conteúdo estará em inglês, caso a língua seja um dificultador para você, tente ativar as legendas, mas lembre-se: nem sempre fica boa a tradução.

Se você estiver interessado no quesito contribuir para o core do WordPress, é uma boa idéia para colocar em seus favoritos o site Make WordPress Core. Este é o blog oficial da equipe de desenvolvimento do core para WordPress.

O site apresenta atualizações regulares sobre novos recursos para próxima versão do WordPress. Se você quiser ficar em cima do que está acontecendo no WordPress, este é o lugar certo a acessar.

Terça

Obtendo o máximo dos temas

Entender como temas funcionam é crucial para aprender WordPress. A escolha de um tema para o seu site é geralmente a primeira personalização que você vai fazer para o seu site, por isso é importante saber o que você está fazendo.

Sua primeira parada deve ser a seção de desenvolvimento do tema no Codex. Esta seção oferece uma base sólida em como os temas são construídos. Mesmo se você pensa que sabe muito sobre temas, vale a pena ler.

Confira a seção Child Themes do Codex antes de tentar desenvolver um tema do zero.

Em seguida, theme frameworks. Existe um artigo na web muito interessante sobre o assunto, e você pode dar uma lida aqui: Developing Your First WordPress Theme. (Lembrando que este artigo está em inglês).

Quarta

Obtendo o máximo de plugins

O que é o WordPress sem plugins? Desenvolver plugins é mais fácil que você imagina e oferece um mundo de possibilidades quando você está personalizando o Wordpress para atender à suas necessidades.

Sua primeira parada é acessar este link. Nele você encontrará tudo que precisa saber para desenvolver seu plugin em WordPress. Em breve teremos um artigo somente sobre plugin aqui no site, fique de olho!

Quinta

Soluções de hospedagem e backup

Escolher um bom provedor é importante para manter seu site rodando liso e sem quedas consideráveis. Existem milhares de opções no mercado e escolher um não é uma tarefa fácil.

Para quem está começando é muito bom possuir um servidor com suporte disponível e que possa te auxiliar na instalação ou mesmo nas emergências que surgem no caminho. Um bom provedor que possui suporte diferenciado para WordPress é HospedagemBH.

Caso precisem de auxílio nesta etapa, podem contar comigo também: https://juliusmiranda.com/contato

Alguns servidores hospedagem oferecem soluções de backup, mas se você deseja fazer você mesmo uma cópia de seu site, instale algum plugin de backup. Vários possuem integração com Google Drive e outras ferramentas de storage.

Sexta

SEO e Otimização

Se você quiser fazer o máximo de SEO, é uma boa idéia para otimizar seu site. O Codex oferece um guia básico para otimização, mas você pode usar e abusar do Google para encontrar material sobre o assunto. Neste link tem uma apresentação do Rodrigo Simoni que trata bem deste assunto.

Sábado

Personalização

Depois de 5 dias caindo de cabeça dentro do WordPress, hoje é dia de aliviar a tensão e se dedicar à personalizar seu site usando seus conhecimentos de CSS e HTML.

Domingo

Novidades do WordPress

Depois de tudo que viu essa semana, o que acha de se atualizar sobre as novidades da plataforma? Exitem muitos sites em que você pode acompanhar as novidades, como ManageWP.org, WP Tavern, Post Status, wpMail.me e Torque.

 

Posts relacionados