Cada instalação do WordPress vem com dois plugins pré-instalados. Um deles é Akismet, que figura em nossa lista de plugins que você deve possuir no WordPress. Mesmo sendo pré-instalado, o Akismet não é ativado por padrão. Você terá ativá-lo manualmente. Neste artigo, veremos o que é Akismet e por que você deve começar a usá-lo imediatamente. Também veremos como configurar o Akismet no seu site WordPress.

O que é o Askimet?

Akismet é um serviço de filtragem de spam de comentários. O nome Akismet vem de Automatic e Kismet. A Auttomatic é a empresa por trás da Akismet, e foi fundada pelo co-fundador do WordPress, Matt Mullenweg. Akismet capta comentários de blogs e spam de pingbacks usando seus algoritmos. Este algoritmo aprende com seus erros e das ações tomadas pelos sites participantes. Por exemplo, quando um número de sites começar a relatar conteúdo parecido como spam, o Akismet aprenderá a identificar esse tipo de conteúdo como SPAM no futuro. 

Por que você deve usar Askimet?

Em sites populares, a quantidade de comentários de spam pode chegar a 85%. Isso significa que de cada 100 comentários apenas 15 são legítimos. A moderação de comentários é uma tarefa demorada, e o Akismet pode te poupar horas. Akismet vai pegar os comentários de spam antes de entrarem em sua fila de moderação como pendentes. Isso permite que você concentre sua energia em moderar comentários feitos por usuários reais.

Crítica de usuários

No passado, os usuários criticaram Akismet por dar falsos positivos. Os falsos positivos são comentários legítimos que são marcados como spam pelo Akismet. Isso pode acontecer por diversas razões. Uma das razões mais comuns é se o comentário de um usuário é marcado como spam por vários blogs, então o Akismet aprenderá a marcar todos os comentários desse usuário como spam. Como qualquer outra plataforma automatizada, Akismet não é perfeito, mas é o melhor que existe.

Como saber se o seu comentário foi detectado como spam

Se o seu comentário foi marcado como spam pelo Akismet, então você não verá a notificação de espera de moderação como faria normalmente. Se você enviar um comentário em um site e não vir o texto do comentário junto com um aviso dizendo que aguarda moderação, então você deve contatar imediatamente o administrador do site. Eles podem ajudar a retirar seu comentário da caixa de spam, e com o tempo Akismet aprenderá a lidar com isto.

Como configurar o Akismet no WordPress

A primeira coisa que você precisa fazer é ir para Plugins e ativar o Akismet.

askimet01

Após a ativação, Akismet adiciona um novo item de menu em Plugins »Configuração Akismet. Clicando em Configuração Akismet irá levá-lo para a tela Configuração Akismet. Nesta página, você deve introduzir a sua chave Akismet API. Deixe esta página aberta e abra uma nova janela do browser. Voltaremos a esta página depois de criar uma chave de API para Akismet.

Como obter a chave API para o Akismet

Para configurar o Akismet em seu site, você precisa de uma chave de API. Vá ao site Akismet e clique no menu Pricing. Selecione o plano básico como se vê na tela abaixo:

planos-askimet

Agora, crie uma conta ou faça login caso já possua uma. Ao criar uma conta no plano básico, será exibido uma tela semelhante à esta:

basicplan

Caso concorde em doar algum valor à empresa, mantenha da forma que está na tela, caso prefira usar gratuitamente, remova o valor deslizando a barra de preço. Automaticamente será removido da tela os campos de cartão de crédito e será solicitado somente seu primeiro nome e sobrenome. Continue.

tela_askimet

Quase lá. Lembre-se, uma chave de API é como uma senha. Não o compartilhe com ninguém. No caso de você perder ou esquecer sua chave de API, você pode visitar Akismet.com e acessar a página de sua conta. Depois de fazer login, você verá sua chave Akismet API oculta. Clique no ícone de olho para exibir a chave da API.

Usando Akismet API chave no WordPress

Copie sua chave Akismet API e volte para a área de administração do seu site WordPress. Vá para Plugins »Configuração Akismet e cole a chave da API. Restante das opções nesta tela são opcionais. Depois de clicar no botão Opções de Atualização, o Akismet irá agora verificar sua chave e mostrar-lhe uma mensagem de sucesso.

Visualizando estatísticas do Akismet

Depois de fazer login no seu site WordPress, você verá uma visão geral do Akismet. Ele irá mostrar o número de comentários de spam capturados pelo Akismet e quantos deles estão na sua fila de spam agora. É altamente recomendável que você dê uma olhada na sua fila de spam de vez em quando para que você não perca um comentário legítimo excluído por engano.

Espero que este artigo ajude você a configurar o Akismet em seu site, obter uma chave API do  Akismet e saber por que Akismet é importante. Comentários de Spam é um grande problema enfrentado por muitos sites WordPress. À medida que seu site cresce, você encontrará outras opções para trabalhar ao lado do Akismet para reduzir a quantidade de spam.