Em um bate papo com amigos falando sobre privacidade, um deles tocou no assunto da possibilidade de não armazenar o endereço de IP nos comentários do WordPress. Alguns donos de site gostariam de proteger a privacidade de seus usuários. Neste artigo, mostrarei como parar de armazenar o endereço de IP dos comentários do WordPress.

Afinal, quais são os Prós e Contras de não armazenar os IPs nos comentários do WordPress?

Por padrão, o WordPress captura e armazena os endereços de IP dos usuários que deixa comentários em seu site. Estes IPs são armazenados permanentemente no seu banco de dados.

A razão para armazenar cada IP com seu comentário, é para ajudar aos proprietários dos sites a combater comentários indesejados e spam. Plugins como Akismet podem bloquear comentários de um IP conhecido por ser explorado por spammers.

A não ser que seus usuários estejam usando um serviço de VPN, o IP real deles pode ser encontrado nos logs de seu site. A maioria dos servidores de hospedagem WordPress mantém o log de todos os visitantes do seu site por um período limitado de tempo.

Por outro lado, não armazenar o endereço de IP nos comentários do WordPress, aumenta a privacidade dos visitantes que comentam em seu site. Eles se sentem mais seguros de expressar suas opiniões sabendo que o site não armazena seus IP junto dos comentários.

Método 1: Parar de armazenar endereços de IP dos comentários usando Plugin

Este método é o mais fácil e recomendado para iniciantes.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o Remove IP plugin. A instalação e ativação é relativamente simples e segue o padrão de instalação de qualquer outro plugin.

Uma vez ativado, o plugin vai sobrepor o endereço de IP do usuário por 127.0.0.1, que é um IP geralmente usado pelo localhost.

O plugin não vai remover os endereços de IP armazenados com comentários antigos. Se você possui comentários antigos com IP armazenados, você deverá gostar de apagar estes IPs também. Veremos como fazer isto mais à frente no artigo.

Método 2: Parar de armazenar o endereço de IP nos comentário WordPress manualmente

Se você se sente confortável em colar pequenos trechos de código no WordPress, então use este método preferencialmente.

Apenas adicione este código ao arquivo functions.php do seu tema.

function remover_ip_comentarios( $comment_author_ip ) {
return '';
}
add_filter( 'pre_comment_user_ip', 'remover_ip_comentarios' );

Isto é basicamente o mesmo código usado pelo plugin que mencionei anteriormente. No entanto, ao invés de armazenar 127.0.0.1, deixaremos o campo do IP em branco.

Removendo endereço de IP de comentários antigos

Independente do método escolhido para deixar de armazenar os endereços de IP de seus visitantes, os comentários antigos ainda possuirão os IPs armazenados.

Se você possui comentários antigos em seu site, você deve querer remover os IPs armazenados com eles.

Veremos agora como fazer isto usando uma consulta MySQL no seu banco de dados WordPress. É muito importante ter certeza que você possui um backup recente de seu banco de dados atual, afinal nunca se sabe quando algo pode dar errado não é?

Agora você precisa fazer login no painel administrativo do seu servidor de hospedagem onde está instalado seu WordPress e acessar o phpMyAdmin.

Tenha certeza de ter selecionado o banco de dados correto de seu site clicando no nome do banco ao lado esquerdo da tela. Depois, você deve clicar na aba SQL ao lado direito da tela.

privacidade02

Será exibido um espaço para inserir a consulta MYSQL abaixo:

UPDATE 'wp_comments' SET 'comment_author_IP' = '';

Clique no botão Go abaixo do espaço do texto da consulta. É só isto. Isto vai remover todos os IPs armazenados anteriormente junto aos comentários antigos do seu site.

Nota: se você alterou o prefixo do banco de dados de sua instalação WordPress, ajuste o código acima para coincidir com o prefixo correto.

Espero que este artigo tenha auxiliado na tarefa de parar a captura de IPs nos comentários do WordPress.